SINE aponta Balsas como um dos municípios que mais ofertam empregos no Maranhão

0995a7aa602c53bf932b4e725f9e2960

A notícia é do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Balsas. De acordo com o Supervisor do Seguro e Desemprego, Elmogeneo Sulzbach no mês de setembro o município de Balsas foi uma das cidades no Maranhão que mais empregou, chegando a 5,13% de contratações de empregos. No período de outubro de 2015 a setembro de 2016, Balsas ficou em quarto lugar no Maranhão como o município onde a empregabilidade mais cresceu, chegando a 2,95%. As informações dadas pelo SINE não inclui as admissões dos municípios circunvizinhos.

Ainda de acordo com o SINE, em Balsas, o agronegócio está no topo da lista como o que mais oferta empregos, mas por outro lado as admissões ainda são tímidas, pois a mão de obra não acompanha por exemplo o avanço tecnológico das máquinas e equipamentos. Além disso a escolaridade é outro fator que contribui muito na hora de uma contratação. Algumas empresas chegam a exigir para um operador de máquina o Ensino Médio, mas quase 80% só têm o Ensino Fundamental.

Outro dado interessante divulgado pelo SINE de Balsas é de que as empresas do agronegócio estão mais exigentes e querendo pessoas com conhecimento mais amplo. Existem vagas no SINE, segundo o Supervisor de Seguro e Desemprego que pede uma operador de máquinas e equipamentos com conhecimentos básicos em mecânica.

 

Deixe uma resposta