Secretaria de Desenvolvimento Social de Balsas capacita rede de apoio à criança e adolescente

Dra Viviane Silva lidera a capacitação de servidores ligados à criança e adolescente
Dra Viviane Silva lidera a capacitação de servidores ligados à criança e adolescente

A Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou hoje com uma palestra voltada para aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) no âmbito escolar, a capacitação da rede de atendimento, garantia de direitos e proteção à Criança e ao Adolescente de Balsas, que acontece durante esta quarta (28) e quinta-feira (29). Servidores de todos os departamentos ligados a serviços que atendam os menores participam desse encontro que tem como objetivo deixar os colaboradores atualizados com as leis, os direitos e os deveres dos pequenos cidadãos.

Toda rede de atendimento da criança e adolescente está participando desta atividade formativa, os Conselheiros tutelares, Agentes de Proteção da Infância e Juventude, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Balsas, servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, representantes de entidades sociais e comunitárias e ativistas dos direitos da Infância e Juventude.

No evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, a secretária Viviane Coelho Martins Silva falou sobre o principal objetivo desta capacitação que é unificar todas as categorias envolvidas na rede de atendimento. “Precisamos fazer que de forma unificada, nossas ideias sejam traduzidas para nossas crianças e adolescentes em ações e que o resultado venha a partir de uma política de atendimento onde todas as redes e setores falem a mesma linguagem”, destacou.

A ideia é que após o evento, continue a comunicação entre os envolvidos, compartilhando conhecimento e tirando as dúvidas, construindo coletivamente um novo norte para a política de atendimento, já que a capacitação além de trazer o conhecimento traz melhor compreensão sobre as competências dos envolvidos no assunto como, por exemplo, o conselho tutelar e os agentes de proteção, isto fortalece a rede e a atuação conjunta, promovendo integração entre todos os envolvidos das áreas da infância e da juventude no Município.

A capacitação da rede de atendimento, garantia de direitos e proteção à criança e ao adolescente de Balsas, está acontecendo desde a manhã de hoje, no Auditório do Tribunal de Juri do Fórum de Balsas e encerra na tarde de amanhã (quinta, 29).

Fotos: Secom/Balsas

Deixe uma resposta