Quatro cursos foram avaliados pelo ENADE em Balsas

A realização das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi em clima de tranquilidade na cidade de Balsas.

enade

As provas aconteceram na Universidade Federal do Maranhão neste domingo das 13:30 às 17:30 horas, horário de Brasília.

Os cursos avaliados foram de Agronomia, Tecnólogo em Gestão Ambiental, enfermagem e Tecnólogo em Agronegócio. Cerca de centro e sete alunos confirmaram suas inscrições e puderam fazer a prova, desses, oito alunos faltaram ao Enade.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 teve a participação de 90,7% dos inscritos e registrou a menor taxa de abstenção para o 1º ciclo avaliativo, que compreende as áreas de saúde, ciências agrárias e áreas afins. A abstenção foi de 9,3%, contra 14,1%, em 2013, e 19%, em 2010. No total, 195.859 concluintes de cursos de graduação de 18 áreas fizeram as provas neste domingo, 20.

As áreas de avaliação do Enade são definidas de acordo com o ciclo trienal do exame. Em 2016 participaram os estudantes de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

As maiores abstenções foram em tecnologia de gestão ambiental (23,1%) e tecnologia em radiologia (17,5%). Entretanto, medicina registrou apenas 1,9% de ausentes, e odontologia, 4%. Por unidade federativa, as maiores abstenções foram no Amazonas (20,2%), Roraima (14,3%) e Pernambuco (13,4%). Rio Grande do Sul teve o menor número de ausentes (6,1%), seguido de Rondônia (6,2) e Ceará (6,4%).

Gabarito e Questionário do Estudante – O gabarito das questões objetivas será divulgado nesta quarta-feira, 23 de novembro. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente. Todos os participantes têm até 30 de novembro para preencher o Questionário do Estudante, exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no Enade 2016. Caso o estudante não preencha o instrumento, será considerado irregular e não poderá colar grau.

Novidades – Em 2016, o Enade inovou com provas personalizadas, folhas de respostas encartadas e distribuição nominal dos cadernos de provas será nominal. A participação no exame é obrigatória, registrada no histórico escolar. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

 

Deixe uma resposta