Cenário maranhense favorece o cultivo de algodão e promete boa safra

       http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/p-e1495458075375.jpg

A AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão recebeu a empresa COTTON CONSULTORIA, representada por seu proprietário Dr. Eleusio Curvelo Freire – Doutorado em Agronomia com experiência de 45 anos de algodão e aproximadamente 8 “oito” livros lançados, dentre eles um de grande destaque refere-se ao cultivo desta cultura no cerrado brasileiro.

A consultoria foi formatada com visitações in loco em todas as unidades produtivas, associadas da AMAPA para análise do estágio atual de desenvolvimento da cultura na safra 16/2017, perspectiva de produção, incidência de pragas – principalmente o bicudo do algodoeiro, potencial produtivo das variedades cultivadas e etc.

Nas visitações em cada associada, cenário indica boa produção, dentro dos patamares almejados por cada fazenda, muito diferente da safra anterior que região sofreu por problemas climáticos “Falta de chuvas” foi discutido internamente junto ao técnico da AMAPA e coordenação de cada fazenda ações conjuntas de combate às pragas, esclarecido dúvidas e programado nova consultoria para segundo semestre deste ano, onde será discutido dentre outros assuntos manejo de variedades para próxima safra.

  • Visita in loco associada Pequena Holanda – munícipio de Alto Parnaíba MA;
  •  Visita in loco associada Parnaíba – munícipio de Tasso Fragroso MA;
  • Visita in loco associada Planeste – munícipio de Balsas MA;

Acompanhado da coordenação da AMAPA, Dr. Eleusio visitou o evento Agrobalsas/2017 e deu entrevista ao programa Balsas Rural, divulgando brevemente sua análise e prospectando ações para crescimento do cultivo da cultura em todo o Estado.

O Maranhão cultiva aproximadamente 23 mil hectares de algodão, porém possui potencial produtivo para cultivar 100 mil hectares de médio a longo prazo, principalmente pelas condições climáticas favoráveis ao cultivo de algodão 2ª safra em algumas regiões do Estado, fazendo rotação de cultura com soja. Faremos todos os esforços necessários para transferirmos a tecnologia e difundirmos este conhecimento, associado ao apoio da AMAPA na região, acredito veementemente neste crescimento, afirma Dr. Eleusio.

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/12-e1495458030408.jpg

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/22.jpg

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/1-2.jpg

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/ds.jpg

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/gf.jpg

http://www.amapa-ma.com.br/wp-content/uploads/2017/05/vc-e1495458123699.jpg

Deixe uma resposta