AMAPA oferta curso de Técnicas de Recepção e Secretariado aos seus associados

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O treinamento sobre Técnicas de Recepção e Secretariado com carga horária de 20h aconteceu no Senac/Balsas e teve como instrutora a professora Renata Santos da Silva Soares. O treinamento foi direcionado principalmente às funções de secretárias e recepcionistas e oferecidos aos associados da AMAPA e algumas vagas à comunidade local para fechamento de quórum.

O primeiro contato dos clientes com uma organização dá-se através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los. Assim, o recepcionista tem um papel estratégico.

Algumas tarefas desenvolvidas pelos recepcionistas são: informar, conduzir, orientar, encaminhar e filtrar informações. Esse profissional deve fazer um trabalho que contribua para o bom relacionamento entre os clientes externos e internos, atuando como uma ponte entre eles.

Um bom recepcionista atua com cordialidade e simpatia, tem comprometimento, e mantém a discrição em seu trabalho, sendo uma peça chave para o sucesso de uma empresa. Portanto, o treinamento de tal profissional torna-se um fator importante para o bom funcionamento do negócio, neste aspecto, atual e potencial cadeia produtiva do algodão maranhense.

A função de uma secretária na empresa é de suma importância a começar pela aparência que espelha a imagem inicial da empresa, depois sua abordagem com os clientes e visitantes, afinal este colaborador representa o “cartão de visitas” dessa organização e, dessa forma, o ocupante desse cargo deve possuir uma aparência sóbria (discreta), e encontrar-se devidamente habilitado para esta abordagem.

Nesses dois dias os alunos discutiram sobre os seguintes assuntos:

  • Compreendendo a atuação da secretária;
  • Postura ética na empresa;
  • Código de ética da profissão;
  • Importância do sigilo profissional;
  • Técnicas secretariais: organização do local de trabalho; atendimento a clientes internos e externos; atendimento telefônico; agenda; follow-up; arquivo;
  • Reuniões: viagens; atuação em eventos; marketing pessoal e etiqueta empresarial.

Além do conteúdo programático, ocorreram dinâmicas, estudos de casos e trabalhos em grupos.

A abertura e o encerramento do treinamento contou com a presença  do coordenador executivo da AMAPA – Wellington Nascimento Silva e do supervisor de educacional do SENAC – Adriano Ferreira, sendo assistido e acompanhamento pelos assistentes administrativos da AMAPA: Adriane e Francimarques.

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