Ações de combate a febre amarela serão intensificadas em Balsas

Várias ações de combate à febre amarela estão sendo desenvolvidas por todo o Maranhão, tanto na capital como no interior do Estado. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), compostas por enfermeiros, médicos veterinários, técnicos de laboratórios e vacinadores, atuam nas regionais de Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos e Imperatriz. As equipes também estão reforçando, em áreas urbanas, a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.

Screenshot-2017-02-14-at-19.20.45

Até o momento, foram trabalhadas 32 áreas rurais de 13 municípios em quatro regiões de saúde. Na primeira fase do plano de trabalho, as equipes implementaram as ações em três regionais de saúde com foco nas áreas de mata. Foram elas: São João dos Patos, Barra do Corda e Balsas. Ao todo, foram visitados 17 povoados e aplicadas 2.145 doses de vacina, além de reuniões com agentes de saúde, visitas a hospitais e busca ativa para identificar casos.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Graça Lírio, explica que as ações desta semana foram voltadas para o controle da doença em área urbana.

Do início deste ano até o dia 6 de fevereiro foram distribuídas 110 mil doses de vacina contra a febre amarela para as 18 regiões de saúde. Além disso, mais 100 mil doses de vacinas já foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o Maranhão.

Vale lembrar que não é necessário urgência na busca pela vacina! Crianças a partir de 9 meses, que nunca foram vacinadas, e pessoas com viagem marcada para regiões de surto devem receber imunização prioritária.

Deixe uma resposta